Há um ano e meio, durante um dos piqueniques promovidos pela igreja, Emma Nolan conheceu Alyssa Greene e seu mundo virou de cabeça para baixo. As duas se apaixonaram e vivem uma relação em segredo, já que na pequena cidade de Edgewater, Indiana, ser um adolescente queer não é fácil.
Porém, com a chegada do baile de formatura, Emma tem a certeza de que este é o momento certo para ela e Alyssa se assumirem para o mundo. Tudo que a garota quer é poder dançar uma música lenta com a namorada e beijá-la na frente dos colegas, sem julgamentos.
Acontece que a Associação de Pais não concorda nem um pouco com isso. Ao saberem que Emma pretende levar uma menina como acompanhante do baile, um verdadeiro motim se inicia. A sra. Greene, mãe de Alyssa, é ninguém menos do que a presidente da Associação e quer o baile dos sonhos para a filha, livre de qualquer interferência, mal sabendo ela do segredo que a menina esconde.
Após fazer um desabafo em seu canal no YouTube, a história de Emma ganha um destaque tremendo e dois atores da Broadway que acabaram de ter sua peça queimada pela crítica decidem fazer da menina seu projeto social. E é assim que Dee Dee Allen e Barry Glickman vão parar em Edgewater, com a intenção de fazer um baile inclusivo acontecer.
O que ninguém esperava é que a cidade se armaria com unhas e dentes para impedir tal situação e uma guerra se iniciaria entre os atores da Broadway e os conservadores. Estarão Emma e Alyssa preparadas para assumirem os riscos? E irá seu amor resistir a tanta desunião?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Quem me conhece sabe que eu sou um grande fã de musicais e sempre que um novo surge eu vou correndo atrás. Eis que a Netflix anunciou The Prom como uma de suas apostas para o final de 2020 e eu fiquei super empolgado. Para ajudar, a Alt anunciou o lançamento do livro e eu pude juntar minhas duas paixões de uma só vez. Preciso dizer que a experiência valeu MUITO a pena?
A narrativa de A Festa de Formatura é feita em primeira pessoa, alternando as perspectivas de Emma e Alyssa a cada capítulo e isso foi algo que eu realmente precisava. Enquanto o filme foca bastante em Dee Dee, Barry e a trupe da Broadway, o livro vai nos trazer os sentimentos de Emma e Alyssa e tudo que muda em suas vidas depois que essa confusão inicia. Ter esse contato com elas só me fez gostar ainda mais das duas personagens.
A escrita dos autores é bastante fluida e envolvente. Somando isso com as pouco mais de 250 páginas do livro, terminei a leitura em uma sentada. Eu assisti o filme antes de ler o livro e isso não foi um impeditivo, senti que as duas narrativas se encontraram no meio do caminho, apesar de algumas mudanças na trama. Uma mídia complementa a outra e só deixa a experiência mais imersiva.
Os personagens são muito bem construídos, mas confesso que senti falta principalmente de Angie Dickinson, que no filme é interpretada pela fabulosa Nicole Kidman. Gostei muito da parceria dela com Emma no musical e apesar de Barry fazer as vezes de conselheiro no livro e desempenhar muito bem o papel, acho que faltou esse quê a mais de Angie.
O final foi lindo, como era de se esperar. Eu amo ler histórias LGBT pela representatividade e pela certeza de que tudo vai acabar bem, de um jeito ou de outro. Finalizei a leitura com um quentinho no coração e aquele gostinho de quero mais.
The Prom – A Festa de Formatura é um livro leve, fluido, envolvente, divertido e muito bem escrito, que ficou entre uma das minhas melhores leituras do mês e do ano. Sem sombra de dúvidas deixo aqui minha recomendação para vocês. Vale muito a pena!