sobre livros e a vida

02/05/2021

Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo

Alina Starkov é uma órfã que cresceu ao lado do melhor amigo, Maly, na propriedade do Duque em Ravka. Os dois foram criados pela severa Ana Kuya e após atingirem a maioridade se juntaram ao Primeiro Exército, sendo Alina uma aprendiz de cartógrafo e Maly um excelente rastreador. Apesar das atuais diferenças de personalidade, a amizade dos dois ainda prevalece e um não deixaria nada acontecer ao outro sob hipótese alguma.

Agora, os dois estão em uma expedição rumo à Dobra das Sombras, um lugar sombrio habitado pelos mortais volcras, criaturas aladas que devoram todos que se atrevam a entrar em seu espaço. A Dobra das Sombras foi criada há muito tempo e tem se tornado um grande empecilho para o comércio de Ravka, já que os comerciantes precisam atravessá-la para fazer contato com as nações vizinhas.

O objetivo de Alina é fazer o máximo possível de anotações, para ajudar seu mestre cartógrafo a ter mais informações e fazer um mapa detalhado da Dobra, mas quando o grupo inicia sua travessia, a última coisa que a menina consegue pensar é em desenhar. Os volcras atacam as embarcações e sua aparência é ainda mais terrível do que Alina imaginava e eles não poupam ninguém.

Quando um volcra ataca Maly, tudo que Alina consegue pensar é em salvá-lo e é aí que surge um clarão de luz e ela desmaia. Quando acorda, sua vida virou de cabeça para baixo. As testemunhas acreditam que a tal luz foi conjurada pela própria Alina e que, por isso, ela é uma Grisha Conjuradora do Sol, um espécime. O Darkling, o líder dos Grishas, tem a certeza de que Alina é a chance que Ravka tem de finalmente eliminar a Dobra das Sombras.

A partir disso, Alina é levada para Os Alta, a cidade do rei, onde irá aprender sobre seu dom recém descoberto e a ser uma Grisha. Mas estará a menina preparada para enfrentar este desafio? Sua cabeça está a prêmio nas nações vizinhas e as intrigas da corte lhe assustam, ainda mais sem saber do paradeiro de seu melhor amigo.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Eu ouvi falar sobre a trilogia Grisha pela primeira vez na Bienal do Livro de 2015, onde a autora Leigh Bardugo participou de um painel. Lembro que na época a história me chamou atenção, mas fui protelando a leitura e o livro foi ficando esquecido no Kindle. Eis que então a Netflix anuncia a adaptação para uma série e a Planeta Minotauro lança uma reedição do livro. Achei que era um sinal pra mim e resolvi solicitar meu exemplar. Só tenho a dizer que eu devia ter lido antes!

A escrita de Leigh Bardugo é leve, fluida e muito envolvente. Somando isso com o cenário bem descrito, personagens incríveis e uma mitologia fantástica, o livro me prendeu desde a primeira página. Eu estava em meio a uma ressaca literária, onde nada me prendia, e esse livro veio para me salvar. Terminei a leitura mais rápido do que esperava – e gostaria.

A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Alina. Gostei da protagonista logo de cara, pois ela não é daquelas mocinhas bobas, pelo contrário. Alina é determinada, não tem papas na língua e é bem afrontosa. Sua única fraqueza é Maly e seu crush secreto por ele, mas a amizade dos dois transpassa tudo isso e é algo incrível de se acompanhar.

Outro personagem fantástico é o Darkling. Na sua primeira aparição a intenção era se mostrar imponente, mas aos poucos vamos o conhecendo mais e descobrindo suas reais intenções. Não posso dar spoilers, mas me senti culpado depois de um tempo por shippá-lo com Alina… só que a culpa passou e agora eu shippo mesmo, haha. Me julguem!

O final foi de tirar o fôlego. Conforme Bardugo foi construindo o clímax, eu esperava que a história se guiasse para um lado e minha empolgação foi murchando. Porém, mais uma vez a autora me surpreendeu e deu uma enorme reviravolta na trama. Virei a última página em síncopes, desejando o próximo volume, que deve chegar às livrarias em breve.

Sombra e Ossos foi um excelente início para o Grishaverso e sem sombra de dúvidas eu recomendo essa história. Amei conhecer essa nova mitologia e quero desbravar ainda mais esse universo. Se joguem nessa leitura, porque vale mesmo a pena. Tenho certeza que não vão se arrepender!

 

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.