sobre livros e a vida

27/10/2016

[Halloween SEA] Tá Na Estante :: ‘Ed & Lorraine Warren’ #590

E aí, pessoal! Tudo bem?

Você com certeza já ouviram falar do filme Invocação do Mal, correto? Se você se interessou por essa história aterrorizante eu posso garantir que Ed & Lorraine: Demonologistas é para você.


Livro: Ed & Lorraine Warren: Demonologistas
Autora: Gerald Brittle
Editora: DarkSide Books
Páginas: 272
Sinopse: Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral. Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas é um livro que explora as fascinantes carreiras dos mais famosos investigadores paranormais dos Estados Unidos até o ano em que ele foi originalmente publicado, 1980. Muitos já tinham ouvido falar sobre eles por terem sido convidados para investigar o famoso caso de Amityville, mas com certeza foi em Invocação do Mal que o casal foi conhecido pela grande massa, principalmente aqui no Brasil.
Ed Warren é um demonologista de uma natureza estranhamente afável, Lorraine Warren é uma clarividente perspicaz e uma médium de transe leve e ainda possui o dom bíblico do discernimento dos espíritos, juntos eles já foram chamados de caça-fantasmas da vida real, por ajudar pessoas que estão sofrendo opressões por fantasmas, demônios ou qualquer outro tipo de força sobrenatural.
O livro nos conta qual as diferenças entre opressões e possessões causadas por fantasmas e as causadas por espíritos inumanos (demônios), nos dá exemplos de alguns dos milhares de casos já investigados por eles, entra em detalhes nos casos mais complicados e consequentemente de maior sucesso e ainda nos explica o que exatamente é a demonologia.

Não sei se sou o único, mas logo após terminar um filme de terror que começa com a frase “Baseado em fatos reais” eu imediatamente corro para a internet para pesquisar um pouco sobre o caso e com Invocação do Mal não foi diferente. Logo após sair do cinema eu já fui pesquisar quem era aquele casal e descobri que além da famosa Annabelle eles tinham milhares de outros casos envolvendo opressão e possessão espiritual negativa. Quando a DarkSide Books anunciou que iria publicar a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais eu logo corri para solicitar o meu exemplar.
Logo de cara eu tive uma surpresa extremamente agradável em relação à escrita de Gerald Brittle, pois mesmo o livro sendo antigo e ser escrito em forma de documentário, ele consegue manter uma leveza surpreendente que faz a leitura fluir de uma forma impressionante.
A estrutura do livro pode ser um pouco confusa por não manter um padrão. Alguns dos capítulos são divididos por caso, outros divididos por tema e se você não prestar bastante atenção você pode acabar passando de um caso para outro e nem perceber e ainda tem o fato do livro ser narrado por Gerald na maior parte do tempo, o que pode tirar um pouco da clareza de alguns fatos, que seriam bem melhor explorados caso fossem narrados em primeira pessoa pelo próprio Ed.
Algo que deixa o livro ainda mais interessante é o fato de você conseguir ver que ele foi usado como inspiração para muitos dos filmes e séries de terror das últimas décadas, pois se você parar para prestar atenção verá que os acontecimentos descritos no livro, tais como portas que não abrem, móveis que se mexem, passos no meio da noite, pessoas e móveis que levitam e misteriosas batidas nas paredes, foram usados na maioria dos filmes de terror dos últimos anos.

Mas eu sei que a pergunta que você está louco para fazer é: É assustador ou não? Eu posso afirmar que com certeza é… se você acreditar. Por acreditar eu não me refiro exatamente a ter alguma religião ou muito menos praticá-la. Me refiro a acreditar na possibilidade, mesmo que remota, de haver vida após a morte ou na possibilidade de haver forças sobrenaturais tentando um lugar aqui na terra. Se você acredita nisso e se permite ser seduzido pelas histórias dos Warren, eu posso garantir que essa será uma jornada que você nunca irá esquecer.
Um dos meus capítulos favoritos com certeza é que conta a história do Caso Beckford, onde uma família que pensava estar sendo atacada por vândalos da vizinhança começa a ver que os estragos não são coisas humanamente possíveis, tais como canos elétricos que ficavam em cima da casa inexplicavelmente envergando em um ângulo de 90º, peças valiosas de vidro flutuando e se espedaçando no chão, almofadas do sofá se desmaterializando na frente deles e aparecendo novamente em outros cômodos, geladeiras levitando e diversos outros acontecimentos sobrenaturais. Porém o que realmente deixa esse capítulo especial é o fato dele ser uma documentação fotográfica de todos esses acontecimentos.
Em questões físicas eu só tenho que bater palmas novamente para essa editora. O livro possui uma capa simples e fosca com pequenos detalhes metalizados e também no título. Temos aquela diagramação também padrão com páginas ilustradas no início, diversas fotografias durante o livro, páginas amareladas, início de capítulo com ilustração e marcador de páginas em cetim. Fontes, margens e espaçamento de bom tamanho e uma revisão com poucos erros.

Se você é um fã dos filmes baseados nas histórias desse incrível casal esse livro com certeza é para você. Se você não conhece a história desse casal esse livro também é para você, mas se você conhece a história e mesmo assim não conseguiu achar interessante, então esse livro realmente é para você, pois vai conseguir mudar completamente sua opinião sobre os Warren. Ed & Lorraine Warren: Demonologistas foi um livro que me conquistou logo nos primeiros capítulos e com certeza merece a minha indicação.
Beijos e até a próxima!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.