Heey galera, tudo bem?
Nossa, tava com saudades de blogar, haha. Tanta promoção pra lançar que eu não fiz post nenhum. Mas então, hoje chego com nova resenha para vocês. Dessa vez o livro é ‘On The Road’ a obra que deu origem ao filme Na Estrada dirigido pelo Brasileiro Walter Salles.
Livro: On The RoadAutor: Jack KerouacEditora: L&PM EditoresPáginas: 294
Sinopse: Sal Paradise é o narrador de On The Road – Pé na Estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho que veio de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Skoob.
On The Road conta a história de Sal Paradise, ou Jack Kerouac, que vive Na Estrada durante as férias de faculdade. Tem como melhor amigo Dean Moriarty, um Americano que vive apenas para o sexo. Dividido em 4 pates, o livro narra viagens diferentes pelo território dos Estados Unidos. Ambos encontram vários amigos ao decorrer da estrada, se deparam com diversas aventuras e vivem, praticamente, mendigando. Passada nos anos 40/50, On The Road ensina que não precisa de muito para ser feliz.
O livro foi escrito durante essas viagens, que ocorreram de 1947 à 1951, quando Jack terminou de escrever seu livro. Sal seria Jack e Dean seria Neal Cassady, seu melhor amigo in real life. Durante essas viagens ele esteve com vagabundos, caroneiros, imigrantes, sempre bebendo muito e fazendo farra, e quase nunca tinha U$S1,00 no bolso.
Definitivamente eu esperava um pouco mais do livro, talvez por não entender muito a America de 1950 ou por não ser muito ligada nesse tipo de narrativa, On The Road não foi um livro que me prendeu. A leitura é um tanto lenta, pois o livro não trabalha com diálogos. Enfrentamos páginas com média de 2 parágrafos. Mas a leitura vale muito a pena. Por vezes nos colocamos no lugar dos personagens. Afinal, quem não queria, nas férias da faculdade, pegar uma mochila nas costas, colocar R$50,00 no bolso e embarcar pelo país, rumo ao desconhecido, ligar apenas para o sexo como Dean, escrever um livro como Sal, estar ao lado da pessoa que ama, mesmo que essa pessoa seja um vagabundo, como Marylou. É isso o que Sal faz, viaja pelo mundo, ou melhor, pelo seu mundo particular; os Estados Unidos. Indo de Leste a Oeste por meio de carona, encontrando um conhecido em cada cidade. Mas estando sempre a procura de uma única pessoa, Dean, seu melhor amigo. Quando estão juntos, na maior parte do tempo, o céu é o limite.