sobre livros e a vida

08/03/2013

Ta Na Estante… ‘O Diário de Suzana para Nicolas’ #72

Heey gente, tudo bem??

Acho que vocês perceberam que não estamos com uma frequência boa de resenhas por aqui, a verdade é que eu estou a quase dois meses sem conseguir completar uma leitura, sempre pegando um livro e depois jogando de lado para pegar outro, sabe?! Mas enfim, parece que essa zica saiu de mim hoje e enfim consegui completar uma leitura… O mais legal é que li o livro inteirinho em 1h30min, ou seja, estou saltitando õ/ Mas vamos lá?!

Livro: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 223
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 

Duas mulheres, o amor pelo mesmo homem 
e as revelações que unem seus destinos.

Complexo, intrigante, apaixonante. Essas três palavras definem completamente o teor dessa história. A primeira vez que pego um livro de James Patterson para ler, e o engraçado é que ele é um dos autores que mais vendem no mundo, mas nunca me bateu aquela curiosidade, sabe? Devo confessar que essa foi uma super primeira impressão.
Katie Wilkinson está completamente apaixonada por Matt Harrison, apesar de o achar um tanto quanto reservado, a moça já sente que é com ele que quer passar o resto de sua vida, e esta prestes a dar um passo mais importante no relacionamento deles quando, do nada, Matt decide romper com ela. Ainda assustada, no dia seguinte, Katie vê um embrulho em sua porta… Um embrulho enviado por Matt, ali ela encontrará a resposta para todas as dúvidas que adquiriu na noite anterior, ou poderá criar mais dúvidas ainda.
O embrulho é na verdade um diário escrito por Suzana para Nicolas. Quem é Suzana? Esposa de Matt, e Nicolas, filho do casal. Katie se vê então espantada ao saber que seu namorado já tinha uma família. No diário, Suzana conta para seu filho toda a sua história com Matt, e Katie se vê lendo tudo aquilo, sofrendo pelo seu namorado, mas sentindo uma grande amizade crescer por Suzana. Mas esse não era o sentimento qual ela deveria sentir.
O livro é dividido por partes, ‘Katie‘, ‘O Diário‘, ‘Matthew‘, podemos ter uma noção do ponto de vista dos protagonistas… Quando estamos na parte de Katie, nos ligamos em como ela está absorvendo a história de Suzana, em O Diário temos tudo o que Suzana escreveu para seu filho, e a parte de Matthew também faz parte do diário.
Comovente, outra classificação para esse livro. Durante a leitura não sabemos qual posição tomar, Matt deve ficar com Suzana ou com Katie? As histórias de amor de ambos os casais são deverás emocionantes. Apesar de sempre parecer errado por toda a história, Matt é um personagem apaixonante. Ele traz a vida ao livro, é o homem sonhado por todas as mulheres.
Fiquei esperando o momento em que eu iria chorar, era o que todos os que já leram o livro me comentaram, e ele chegou… Confesso que chorei horrores nas 10 páginas finais. A conclusão da história é feita em poucas páginas, mas isso não faz com que o final do livro seja corrido, ele tem a dose de surpresa esperada por todo o leitor.
‘Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas.
Lembre-se sempre disso, mas lembre também que é preciso seguir em frente de alguma maneira.
A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frente, caramba.’ Pág. 93
Beijos
“Você é a única coisa certa na minha
vida.”

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.