Oi, gente. Tudo bem?
Livro: A Nuvem
Série: Scythe (#02)
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 464
Sinopse: No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade. Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar. Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
Já Rowan está fugindo por aí. Aproveitando as últimas semanas de sua imunidade, ele usa um manto preto e se autointitula Ceifador Lúcifer, buscando Ceifadores corruptos e os coletando, em nome de uma causa maior. Ele é temido por todos e sua cabeça está a prêmio, cada dia mais valiosa.
Por outro lado, a Nimbo Cúmulo está acompanhando toda essa confusão dentro da Ceifa e sabe que dias piores estão por vir. Contudo, pela lei, ela não pode se envolver diretamente e aí que entra Greyson Tolliver. Ele é um garoto sozinho que tem a Nimbo como referência para tudo em sua vida. Então, quando ele recebe um pedido indireto da entidade para auxiliá-la com os problemas da Ceifa, não pensa duas vezes.
Aos poucos, Tolliver vai mudando sua vida radicalmente e cada uma de suas ações respinga no universo dos Ceifadores. Logo ele vai percebendo que existe muito mais por trás daquilo que a Nimbo conhece, mas seu status atual de infrator o impede de buscar auxílio com a amiga. Agindo sozinho, ele precisará de toda coragem se quiser impedir uma grande catástrofe.
Enquanto isso, um inimigo do passado de Rowan e Citra está retornando e seus pesadelos estão só por começar. Vivendo em lados opostos da sociedade, os dois precisarão unir forças se quiserem impedir um mal maior, mas sendo Citra uma Ceifadora e Rowan um criminoso procurado, essa união pode trazer mais malefícios do que eles estão esperando…
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
O Ceifador foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Recebi a prova antecipada em parceria com a editora Seguinte e mesmo com o pouco tempo que tinha para leituras, devorei o livro o mais rápido possível. Finalizei a obra ansioso pela continuação e então quando A Nuvem foi anunciado, é claro que surtei. Assim que possível solicitei meu exemplar e corri para ler. A demora em fazer a resenha foi justamente por não saber o que dizer desse livro…
A escrita de Neal Shusterman é simplesmente fabulosa. O autor tem algo em seu modo de contar suas histórias que prende o leitor do começo ao fim. Esse segundo volume da série tem quase 500 páginas e a leitura foi tão rápida que nem percebi as páginas passando. Cada novo parágrafo continha uma reviravolta e conforme o final ia se aproximando, meus nervos iam ficando ainda mais à flor da pele.
A narrativa segue em terceira pessoa, mas agora temos mais perspectivas. Além de Rowan e Citra, Greyson Tolliver ganhou um enorme espaço e voz de narrativa. Os pontos de vista vão se alternando a cada capítulo e esse é um dos pontos altos da história, já que o leitor consegue observar no geral tudo que está acontecendo, enquanto os personagens ainda estão juntando as pistas.
Os personagens estão ainda mais maduros e cativantes e isso é palpável. Citra segue sendo minha favorita. Ela me lembra muito uma versão mais badass de Hermione Granger, que é uma das minhas personagens mais queridas. Citra é super inteligente e tem uma força que não dá pra contestar, não se deixando subjugar por uma sociedade altamente machista. Palmas para o ícone.
Já que o assunto é amadurecimento, não posso deixar de falar sobre Rowan. Os golpes que a vida lhe deu o fizeram ficar mais forte e mais duro. Isso já foi possível notar no decorrer do primeiro livro, mas aqui o rapaz está ainda mais incisivo. Todas as suas atitudes são bem pensadas e ele quer fazer a coisa certa sempre, apesar de os meios para isso não serem dos mais apropriados.
E o que falar sobre o final? Quando Shusterman começou a desenvolver o clímax, meu coração foi a mil batimentos por segundo. Era tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que eu não conseguia imaginar o que aconteceria no desfecho. O melhor de tudo foi que o autor não se perdeu nessa gama de eventos e soube desenvolver tudo muito bem. Quando virei a última página, só consegui usar as mãos para levantar o queixo caído e aplaudir esse homem. Agora a espera pela continuação vai ser ainda mais mordaz.
A Nuvem conseguiu superar O Ceifador, que por si só já é um livro excelente. Shusterman conquista a cada dia mais sua vaga no meu hall de favoritos e por conta disso não posso deixar de recomendar toda essa série para vocês. Se joguem na leitura, pois realmente vale cada segundo investido nela.