Oi, gente. Tudo bem?
Finalizando a semana Beautiful Creatures, trago para vocês a resenha do livro final dessa série espetacular. O exemplar foi um presente da Galera Record. Vamos conferir?!
Livro: Dezenove Luas
Série: Beautiful Creatures
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera
Páginas: 322
Sinopse: Emocionante final da saga Beautiful Creatures, que vendeu mais de 60 mil exemplares apenas no Brasil. Nesse novo volume, após ter se sacrificado para restabelecer a Ordem das coisas e salvar o mundo de um apocalipse iminente, Ethan precisa encontrar uma forma de retornar do mundo dos mortos e reencontrar Lena, seu único e grande amor. Enfrentando velhos inimigos e fazendo aliados improváveis, ele precisa acreditar que o verdadeiro amor conquista tudo. Será?
Aviso de spoiler para quem ainda não leu Dezoito Luas
A morte é o fim… Ou apenas o início de tudo?
Depois de três livros e de muitas decepções pelos rumos tomados pelas autoras, a série Beautiful Creatures chegou ao fim. Foi muito difícil dizer adeus, mas posso dizer que o final foi digno e que valeu a pena ler até o fim.
Ethan se sacrificou para restaurar a Ordem. Agora ele está no Outro Mundo, ao lado de sua mãe. Ele aceitou a morte, mas não consegue deixar Lena para trás. Quando descobre que pode reverter essa situação, Ethan percorre as profundezas do Outro Mundo, enfrenta novos e antigos inimigos e faz de tudo para conseguir voltar para Gatlin.
Quando terminei de ler Dezoito Luas, eu fiquei bem ansioso para ler a continuação. Não sabia do que o livro ia tratar, mas assim que a leitura iniciou já me prendi e não conseguia largar. A escrita das autoras evoluiu muito no decorrer da série. Nesse livro pude ver de verdade o potencial de Margaret e Kami. Em Dezenove Luas elas esbanjam surpresas e originalidade. O modo como criaram e detalharam o Outro Mundo fez com que eu me sentisse lá, ao lado de Ethan.
Eu sou uma das pessoas que dizia que mesmo com Ethan narrando a série, a protagonista era a Lena. Porém, nesse livro, a situação se inverteu. Ethan mostrou quem realmente é e conseguiu amadurecer muito mais. O amor que ele tem por Lena é o mais puro e o personagem mostrou-se mais forte e determinado, impossibilitando não admirá-lo.
Sempre julguei o amor de Ethan e Lena. Toda vez que me perguntavam, eu dizia que era meloso demais, irreal demais. Em Dezenove Luas eu parei de me preocupar com isso. A intensidade desse sentimento foi o que motivou Ethan a seguir seu destino.
Algo que gostei e muito no livro foi que as autoras recordaram de alguns momentos da série que nos marcaram. A vida de Ethan mudou radicalmente em dois anos, e de uma forma implícita as autoras nos fizeram acompanhar certos momentos.
A narrativa desse último livro está esplêndida. É impossível começar o livro e não querer terminar logo. Eu me enrolei um pouco para ler, pois não queria que terminasse, mas a leitura é bem rápida. Gostei do modo como as autoras abordaram o ponto de vista de Lena. Gostei tanto de ver a história pelos olhos dela, que fiquei imaginando como seriam os outros livros com ela narrando…
As autoras encerraram a história corretamente, sem deixar nada em aberto. Todos os personagens tiveram seu fim, ninguém ficou de fora. Sofremos algumas perdas, boas e ruins. Foi muito difícil dizer adeus a eles. As autoras não são cruéis, mas foram muito malvadas com os personagens, tentando imitar a vida real.
O final foi incrível. Ainda não consigo acreditar que aquilo aconteceu, mas confesso que já suspeitava que aconteceria. Esperei que as autoras usassem uma de suas famosas reviravoltas, mas não tive essa sorte.
Dezenove Luas encerra a série com chave de ouro. Como disse antes, foi difícil dizer adeus, mas ficou um pouco mais fácil depois de entender que tudo acabou de uma maneira espetacular. Recomendo a série e obrigo vocês a lerem Dezenove Luas.
“Havia eletricidade, muita eletricidade. Mas quando os lábios dela encontraram os meus, não houve nada além de doçura e paz. Era como voltar para casa, quando a casa ainda era um lar e não a própria tempestade.”
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.