Heey gente, tudo bem??
Estou cheia de resenhas para vocês, na verdade todos nós estamos o/ Queremos, ao longo das próximas duas semanas, descarregar tudo pra vocês e lhes dar muitas opções de leitura, iup. Hoje vou falar sobre um livro que a Arqueiro relançou mês passado e que foi muito comentado. Bora lá?
Livro: Despertar – A Bandeja
Autora: Lycia Barros
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Sinopse: Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida até agora: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais. Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, frequentadora assídua de festas e chopadas e que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias, e grande parte dos professores, descomprometida. Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico – ou Rico –, um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico, seu professor de linguística, se interessaria por ela também. Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida toda. Ao mesmo tempo começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que ela os aceita, eles se transformam em feras e somem numa floresta. Primeiro volume da série “Despertar”, A bandeja é um romance arrebatador, que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência até trilhar de volta o caminho do amor verdadeiro e de Deus.
Para vencer uma tentação às vezes é preciso render-se a ela.
Pedi esse livro devido a capa, para variar, por ela se assemelhar muito as dos livros do Sparks principalmente. Também estava curiosa por já ter lido um livro da autora e ter curtido muito. Não fazia ideia de que se tratava de um romance cristão, vi pessoas falando sobre isso e sobre não lerem livros que abordam esse tema, mas não cheguei a me incomodar durante a leitura.
Angelina está saindo debaixo das asas dos seus pais. Aos 18 anos ela está indo para o Rio de Janeiro frequentar a UFRJ, vai cursar Letras e pela primeira vez terá a experiência de ficar longe dos pais e morar sozinha. Seus melhores amigos, Dante e Natasha também vão trilhar caminhos diferentes, mas eles prometem manter contato apesar disso ser quase impossível.
Ao chegar a capital, Angel já se assusta com tudo o que acontece na faculdade. O campus segue aquele modelo de muito
sexo, drogas e rock and roll, e ela, como boa moça cristã, abomina tudo isso, mas entende que terá que conviver nesse meio até se formar em Letras. Michele é sua colega de quarto, elas se conhecem desde a infância, principalmente por conta da igreja, mas nunca foram muito amigas. Michele não dá a mínima para a faculdade e se sente bem com isso, já Angelina só pensa nos estudos, isso até o primeiro dia de aula, quando ela conhece Alderico.
Rico é um dos professores de Angel. Jovem, estudioso, rico, bonito… Flechou o coração da mocinha e tirou toda a atenção dela dos seus estudos. Angelina que até aquele momento era toda cabeça em seu curso passa a flutuar no mundo da paixão, ainda mais quando descobre que seu recente amor por Rico é correspondido pelo professor. Nesse momento Angel deixa de ser a garota cristã e torna-se a namorada do Rico. Por medo de decepcionar sua família, mente para eles e não encontra mais sua alegria em Deus e sim no namorado.
Sim, é clichê. Você já começa o livro supondo tudo o que vai acontecer na história, mas no decorrer da trama a autora incorporou novas tramas e novas histórias, deixando a história mais apetitosa. Por se tratar de um romance cristão, Deus está muito presente na história. Desde orações feitas pelos personagens até diversos trechos da Bíblia mencionados a fim de caracterizar determinados acontecimentos. Não achei isso cansativo, realmente deu um ar diferente a história.
Me aborreci muito com a rapidez com a qual a Angel caiu nas garras do Rico e cometeu tantos pecados. Convenhamos, o pecado carnal é tentador, mas uma menina que convive na igreja por 18 anos, segue todos os preceitos, vai a todas as reuniões deveria, no mínimo, ser um pouco mais difícil, ou pelo menos tentar falar de Deus para o parceiro. Mas parecia que Angel tinha vergonha de ser cristã, de acreditar em Deus.
Angelina tem alguns sonhos contínuos que tem o objetivo de lhe mostrar algo e, acredito eu, esses sonhos foram o grande mistério do livro. A cada novo acontecimento no sonho fiquei curiosa para saber se já havia acontecido ou iria acontecer na vida da protagonista e fiquei tentando ligar os pontos. Boa jogada, Lycia.
A narrativa é ótima e nos puxa para a conclusão da história a todo o momento. A diagramação também é impecável e dá um charme extra ao livro. Adorei a simplicidade da escrita e das falas dos personagens, acho que isso deve-se ao livro ser nacional, a gente meio que se sente dentro da história, como se realmente estivéssemos na faculdade vendo de perto o desenrolar da vida da Angel.
O livro se passa no decorrer de um ano e é bem intenso. O final me deixou bem curiosa quanto ao que está por vir. Apesar de ter muito medo dessa continuação, quero saber o que a Lycia vai aprontar conosco. Super indico o livro para cristãos e não cristãos. É até uma boa forma de entendermos a religião evangélica e a forma como os jovens cristão pensam as suas religiões.
BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique
AQUI e saiba como participar.