sobre livros e a vida

17/06/2014

Tá Na Estante :: ‘Despertar’ #243

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta com outra resenha. Dessa vez vim contar pra vocês o que achei de um livro que foi baseado em uma das minhas séries favoritas. Vamos conferir?!

Livro: Despertar

Série
: A Once Upon a Time Tale

Autora:
Odette Beane

Editora:
Planeta

Páginas:
 302

Sinopse:
 Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são.




Pra quem ainda não sabe, o que acho bem dificil, Despertar foi baseado na série de Tv da ABC, Once Upon a Time. Eu adoro a série, mas hoje vim falar do livro, então contarei sobre ele ignorando os acontecimentos da série.
O livro narra a história de Emma. Ela foi abandonada pelos pais na beira de uma estrada quando era apenas um bebê. Atualmente trabalha como investigadora, indo atrás de homens que abandonam suas respectivas famílias.
No dia do seu aniversário de 28 anos, Emma recebe uma visita inesperada. Em sua porta está Henry, um menino de 10 anos que alega ser o filho que a moça entregou para a adoção anos antes. Meio incerta quanto ao que o menino diz, Emma resolve leva-lo de volta para sua mãe adotiva, na cidadezinha de Storybroke. Quando conhece Regina, Emma sente uma antipatia logo de cara pela prefeita.
O objetivo de Emma era deixar Henry em casa e voltar para Boston, mas o apego ao menino e a atitude de Regina para com ela fazem-na tomar a decisão de ficar.
Emma cria um laço forte com Henry, mas estranha algumas atitudes do menino. Ele alega que a mãe biológica é filha de Branca de Neve e do Príncipe Encantado e será a grande salvadora dos personagens de contos de fadas que estão presos em Storybroke devido a uma maldição jogada por Regina, a Rainha Má.
Acreditando que Henri sofre de algum distúrbio mental, Emma começa a fingir que acredita na história do garoto e sua aproximação aumenta a ira de Regina, que fará de tudo para destruir a rival, sem medir a consequência de seus atos.
Narrado em terceira pessoa, o enredo de Despertar se alterna entre a vida atual, em Storybroke, e o passado, no Reino Mágico, assim como na série. Odette Beane tentou adaptar a série para um livro e isso não foi muito inteligente. A autora tirou os principais eventos da primeira temporada e passou para as páginas, mas pra quem não acompanha a série, algumas coisas não se encaixam e a narrativa fica monótona.
Outro pecado foi a falta do enfoque em personagens importantes e muito queridos, como Regina e Rumpelstiltskin. Suas aparições foram rápidas e não evidenciaram o potencial dos personagens.
Enquanto isso, a amizade de Emma com Mary Margaret, a Branca de Neve, tomou conta do livro e preciso confessar que pulei algumas páginas de diálogos mimizentos entre elas.
Em suma, Despertar foi feito para fãs da série e sei que muita gente esperava que tratasse de assuntos não abordados na tv, tendo em vista que eu era uma dessas pessoas. Infelizmente, não foi nada disso, mas o livro não decepciona. Deixo minha recomendação para os fãs de OUAT e para aqueles que queiram se arriscar antes de começarem a assistir a série.

BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!

***

Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.