sobre livros e a vida

06/06/2014

Tá Na Estante :: ‘Desejos’ #237

Heey gente, tudo bem??

Mais resenha o/ O lado bom de pegar fila no banco é que dá para ler metade de um livro – ou um livro inteiro, dependendo da fila ou do livro, haha. Confesso qu achei que não conseguiria postar essa resenha hoje, mas o Itaú me ajudou ao me deixar uma hora e meia na fila. Viva o Itaú o/ E vamos à resenha?

Livro: Desejos
Autora: Alexandra Bullen
Editora:Galera Júnior
Páginas: 381
Sinopse: Para Olivia Larsen, nada poderia mudar o fato de que sua irmã gêmea, Violet, se foi. Até que um misterioso vestido de festa é deixado à sua porta, e ele é capaz de lhe conceder um único desejo. A única coisa que Olivia quer é ter a irmã de volta. Agora, as garotas têm uma nova chance de viver tudo o que sempre sonharam. De quebra, descobrem que existem mais dois vestidos com o mesmo poder, ou seja, mais dois desejos novinhos em folha! Mas mágica não pode resolver tudo e Olivia precisa confrontar os fantasmas de seu passado para aprender a rir, amar e viver novamente.



Quando Olivia perde sua irmã gêmea e muda de cidade, acredita que a vida não pode ficar pior. Ela sempre foi a sombra de Violet, seus amigos sempre foram, primeiramente, amigos de Violet; até seus pais ela acredita que tenham sido pais da Violet primeiro. Enquanto sua irmã gêmea era o brilho na vida das pessoas, Olivia era a calmaria e, na verdade, não era muito requisitada.
Agora, em uma nova escola, Olivia terá que fazer seus próprios amigos e viver sua própria vida, o que é difícil para uma pessoa que sempre viveu à sombra de outra. A verdade é que Olivia ainda não superou a morte da irmã, e acredita que num irá superar, não consegue falar sobre Violet ou quiçá mencionar algo sobre a morte da garota. Mas quando sua mãe a convida para uma festa no seu novo emprego e Olivia tem que usar um vestido de gala, sua vida muda de forma mágica.
Olivia chega ao atelier de Posey, uma jovem alfaiate, e pede para que ela costure o zíper de um vestido de sua irmã, mas Posey faz bem mais pela moça. No dia marcado para a entrega, Olivia recebe um vestido completamnete diferente, mas que também é mágico. E após uma desastrosa noite, ao pedir pela volta de Violet, Olivia passa a se comunicar com o fantasma de sua irmã. Um fantasma que apenas ela pode ver, conversar e tocar; e que irá ajudá-la a superar a difícil fase que está passando em sua vida.
Confesso que eu esperava algo completamente diferente desse livro, não havia lido a resenha ou nada que mencionasse algo sobre a história, então ela me foi uma gloriosa surpresa. Nunca havia lido nada no gênero, ainda mais abordando a perda de um irmão gêmeo, mas acho que a autora foi completamente feliz no desenrolar da história. O livro é leve e, apesar de parecer dramático, é altamente cômico. Os personagens são bem construídos e, boa parte deles, tem cota importante na história.
Apesar de ser um livro juvenil, Desejos não deixa nada a desejar para muitos Young Adults. A história pode parecer um daqueles livros de High School, já que os personagens principais são jovens e estão nessa etapa da vida, mas devido ao trauma de Olivia a história toma um novo rumo. O drama familiar está presente na hitória, principalmente pelo fato de Olivia se sentir “abandonada” pelos pais, que não conseguem a observar sem que sem lembrem de Violet, especilamente a mãe. Mesmo após a morte da irmã, Olivia continua se sentindo uma sombra dela.
Mas claro que, além de toda a história de vida da Olivia e de sua irmã, o livro tem romance. Miles e Soren disputam a atenção da moça; e ela, como não poderia deixar de ser, se apaixona pelo gostosão. Calla, Lark e Eve completam o grupo de amigos de Olivia na escola, além de, é claro, os caras da banda. Pois é, tem uma banda.
O livro foge a todos os clichês – quando falamos na forma como a história é conduzida –  que já vi nesse gênero, acredito que isso se deva ao fato da maravilhosa narrativa da Alexandra e também por ela não ter medo de errar, e olha que esse é seu primeiro livro. A magia é a chave do livro. Os três pedidos que Olivia tem direito a fazer – ou dois, quando ela descobre – e a presença de Violet na história, mesmo estando morta dá uma nova cara ao livro e o deixa diferente de todos. Super indico para quem curte esse gênero e também para quem quer começar a ler. É uma história magnífica.
Beijos e até a próxima!

* Esse livro foi uma cortesia da Galera Record!

***

Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.