Autor(a): Cassandra Clare
Título Original: City of Fallen Angels: The Mortal Instruments
Série: Os Instrumentos Mortais
Volume: 4
Editora: Galera Record
Páginas: 364
Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.
AVISO DE SPOILER PARA QUEM NÃO LEU CIDADE DE VIDRO
Após o surpreendente final de Cidade de Vidro, tudo parece estar perfeito na vida do casal principal, afinal, agora que a verdade veio a tona, Clary pode finalmente ficar ao lado de seu amado, e como Valentin foi finalmente derrotado, ela tenta usar seu tempo livre para aperfeiçoar suas habilidades de Shadowhunter, até que corpos de Caçadores de Sombras começam a ser encontrados de uma forma não tão aleatória.
O livro que é o quarto volume da série, parece dar início a uma outra série ao mudar o foco completamente para Simon e deixando Jace e Clary como meros figurantes.
Por ser um dos únicos vampiros capazes de andar a luz do sol e ser praticamente imune a qualquer ataque ( graças a Marca de Caim), Simon vem chamando bastante atenção de muitas pessoas poderosas, colocando em perigo a vida de todas as pessoas ao seu redor.
Cidade dos Anjos Caídos ainda nos apresenta a novos personagens, alguns que já foram citados algumas vezes nos livros anteriores.
Como eu disse na resenha de Cidade de Vidro, Cassandra poderia muito bem ter dado fim a série no terceiro livro, mas por algum motivo ela resolveu continuar e acabou errando. Nada muito grave, mas nesse livro a autora traz de volta aquele Jace depressivo e a Clary chata do segundo livro. A escrita da autora ainda continua incrível, porém com todo esse processo de transformar Simon em um personagem maior, Clare acabou deixando completamente de lado os outros personagens.
O livro ainda trouxe algumas partes bem cansativas (coisa que não se fez presente nos livros anteriores) e ainda adicionou um gostinho de Crepúsculo a série ao colocar alguns elementos sobrenaturais bem ridículos.
Esse não é nem de longe o melhor livro da série, e pode acabar desanimando quem estava animado para a continuação da saga.
Espero que em Cidade das Almas Perdidas a autora consiga trazer de volta tudo o que sentimos lendo os 3 primeiros livros.
Cidade dos Anjos Caídos irá levar 4 corações mas com um gostinho de 3.