Oi, gente. Tudo bem?
Como vocês devem saber, o blog fechou parceria com a editora Fundamento. A resenha de hoje é da aposta literária da editora para este ano e é o primeiro que recebo de cortesia. Vamos conferir?
![](https://www.barbarasa.comwp-content/uploads/2022/09/A_5_ONDA__1372704277P.jpg)
Livro: A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.
A QUINTA ONDA ESTÁ COMEÇANDO…
Assim que foi avistada a nave mãe na órbita da Terra, a humanidade mudou. Foi dito que não seria uma invasão, mas nada era certo, pois não havia um contato entre nós e ‘eles’. Por isso, ninguém estava preparado para o que estava para acontecer. Algumas pessoas seguiram com suas vidas enquanto nada acontecia, mas não pensar no assunto não fez diferença nenhuma. Depois do 10º dia a 1ª Onda caiu sobre a população. Um pulso eletromagnético fez com que tudo movido a eletricidade parasse. Sem energia, não somos nada. Nada de carros, televisões ou telefones. Até os aviões caíram do céu. E isso foi só o começo.
Quando a 2ª Onda chegou, tsunamis eliminaram as costas. Não existia mais litoral. Mais de meio milhão de mortos. E isso não foi nada se comparado ao terror da 3ª Onda. Aqueles que sobreviveram a 2ª desejaram ter morrido. Um vírus mortal atingiu as pessoas, dizimando mais de 95% da população. A pestilência fazia com que você morresse engasgado com seu próprio sangue. O mundo estava em caos. As pessoas finalmente entenderam que os Outros não eram nada amigáveis. Quando a 4ª Onda, os Silenciadores, chegou, muitos já estavam sem esperanças… E é aí que começa a 5ª Onda.
Cassie, de Cassiopeia, perdeu sua mãe para o vírus. Junto de seu pai e seu irmãozinho Sammy, ela procurou um abrigo. Nenhum lugar era seguro. Porém, existiam boatos a respeito de uma base militar que estava abrigando os sobreviventes. O problema é que nessa história, nada é o que parece. Como sobreviver se você não pode confiar em ninguém?
Eu nunca li nada com a temática alienígena. Quando o blog fechou parceria com a editora Fundamento, fiz uma varredura no catálogo deles e a sinopse desse livro me chamou atenção. Algo me fez lembrar de A Passagem, que foi um dos melhores livros que li, e resolvi arriscar. Fiz uma excelente escolha. Essa é com certeza a melhor leitura do ano.
![](https://www.barbarasa.comwp-content/uploads/2022/09/5onda_capa1.jpg)
O enredo é totalmente envolvente. O livro tem quase quatrocentas páginas e as letras não são muito grandes, mas é totalmente impossível largá-lo sem antes terminar. É difícil não se prender a luta de Cassie pela sobrevivência, que é o foco central do livro. O bom é que o que está no meio disso que nos faz gostar da leitura. Na narrativa você encontra de tudo um pouco, desde sangue e medo até o amor proibido. Os personagens são todos jovens e despreparados, mas que encontraram um objetivo através do ódio ou do amor. Tem aqueles que morrem pra salvar quem amam e aqueles que matam por não ter quem amar. É um livro incrível. Tudo graças a um universo desolador muito bem escrito e a uma protagonista que consegue ser cômica durante os momentos mais difíceis. 7 bilhões de pessoas morreram e as que restaram estão apenas esperando sua hora.
O livro tem todos os fatores que são necessários para uma boa leitura, pelo menos pra mim. A escrita é em primeira pessoa, mas temos o ponto de vista de quatro personagens. Esse é um detalhe que engrandece ainda mais o enredo, pois nossa ansiedade aumenta a cada virada de página. O foco central é na Cassie, a menina que sobreviveu a todas as ondas, mesmo com tudo apostando contra ela. Temos também a visão de Zumbi, um garoto que sobreviveu a infecção da pestilência – algo raro – e traz uma perspectiva diferente, já que está sob a proteção dos militares. O único ponto negativo foi quando descobri quem ele realmente era. Não foi previsível, mas um tanto clichê.
A escrita de Rick Yancey é perfeita. Ele sabe escrever para todos os gêneros, reunindo a medida necessária de sangue e amor. O problema é que ele mata sem dó. Não se apegue a ninguém, pois dali a pouco seu personagem querido poderá estar morto.
A 5ª Onda é um livro que não dá pra falar muito sem soltar spoilers. Pra mim, isso é algo incrível, pois quer dizer que cada detalhe é essencial. Eu aproveitei cada instante da leitura, o que me deu uma grande tristeza ao ver que terei que esperar muito tempo pela continuação, que nem título tem.
Se você é fã de alienígenas, vai adorar esse livro. Se não é, vai passar a ser, pois esse livro mudará sua opinião com toda certeza. Leiam urgentemente!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA