Aos 11 anos Cassidy Blake sofreu um grave acidente que quase lhe tirou a vida e após essa experiência traumática ela adquiriu um dom. Agora, Cassidy consegue atravessar o véu entre os mundos e conversar com fantasmas. Tudo isso graças a Jacob, seu novo melhor amigo, que a salvou de se afogar… e por acaso é um fantasma.
Um ano depois, Cassidy já se acostumou com esse novo dom e todos os lugares que visita e há presenças sobrenaturais ela sente um puxão, como uma espécie de chamado, de forma que ela precisa atravessar o Véu para verificar o que está acontecendo. Ela já está cansada desses chamados e tudo que deseja é que as férias de verão cheguem, para que possa relaxar na praia, longe de todos os fantasmas – exceto Jacob, é claro.
Mas é óbvio que as coisas nunca são fáceis quando se é adolescente. Os pais de Cassidy são renomados escritores, com obras bastante aclamadas sobre o mundo sobrenatural. Eles receberam um convite para apresentarem um programa sobre os lugares mais assombrados do mundo e vão passar o verão visitando várias regiões conhecidas por suas histórias fantasmagóricas. E é claro que Cassidy vai junto.
O primeiro destino do tour sobrenatural é na Escócia e apesar de não ser o que esperava para suas férias, Cassidy está bem empolgada com a viagem. Ela e Jacob passeiam por todos os pontos turísticos da região, além de acompanharem os pais da menina nos sets de gravação. Enquanto isso, Cassidy vai conhecendo mais sobre a cultura local, além de histórias perturbadoras sobre entidades paranormais.
Quando o caminho de Cassidy dentro do Véu se cruza com o da Rapina Ruiva, um fantasma local conhecido por roubar as crianças durante o inverno, a menina sabe que precisar redobrar o cuidado. Mas quando um acidente acontece, cabe a ela usar de todos os seus conhecimentos e a ajuda de improváveis aliados pra reverter a situação e conhecer mais sobre seus próprios poderes.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Quem me conhece sabe que eu AMO os livros de Victoria Schwab e que não perco nenhum de seus lançamentos. Há tempos eu esperava o lançamento de Cidade dos Fantasmas aqui no Brasil e já estava perdendo as esperanças quando a Galera anunciou que traria essa obra para nós – e eu surtei, é claro. Comprei o livro em pré-venda e assim que recebi meu exemplar me joguei nessa leitura.
A escrita de Schwab é deliciosa. Ela é aquela autora que eu sei que consegue me tirar de qualquer ressaca literária, tamanha a fluidez de sua narrativa. Dessa vez não foi diferente. Iniciei a leitura e não consegui mais largar até finalizar. Seja pela história envolvente, pelos personagens interessantes ou pelas poucas páginas, mas foi uma leitura muito rápida, que fiz em uma sentada.
O livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Cassidy. Ela é uma personagem muito bem construída, que me cativou desde o primeiro momento. Ela é bastante madura para a idade e muitas vezes eu me chocava quando lembrava que ela tem apenas 12 anos. Sua amizade com Jacob é linda e ele também é um personagem bastante interessante, apesar de um tanto misterioso.
Eu estou acostumado com tramas mais adultas de Schwab e me surpreendi com o tanto que gostei dessa nova vertente da autora, voltada para o público mais juvenil. A história é simples, mas muito bem escrita, com a dose certa de ação e cenários muito empolgantes. Até alguns sustos estão garantidos!
O final foi bastante agitado, apesar de um pouco rápido demais. Eu fiquei muito empolgado com os rumos da história, esperando um desfecho incrível, e recebi algo bom, mas corrido. Terminei a história ansioso pelos próximos volumes da série, que já teve seu último livro lançado lá fora. Espero que logo os tenhamos traduzidos por aqui.
Em suma, A Cidade dos Fantasmas é um livro muito bom, que ganhou um lugar especial na minha estante – com essa edição lindíssima – e no meu coração. Sem sombra de dúvidas deixo minha recomendação a todos. Vale muito a pena, como qualquer outra coisa produzida por Schwab.