Oi, gente. Tudo bem?
Estou de volta com mais uma resenha para vocês. O escolhido da vez faz parte de uma das minhas séries favoritas e é um lançamento recente da Galera Record. Vamos conferir?!
Livro: A Lâmina da Assassina
Série: Trono de Vidro (#0,5)
Autora: Sarah J. Maas
Tradução: Mariana Kohnert
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothien é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.
A Lâmina da Assassina é um compilado de cinco histórias de Celaena Sardothien que se passam antes dos acontecimentos de Trono de Vidro. Nesses contos descobrimos um pouco mais sobre quem Celaena era antes de se tornar a campeã do Rei. Como não sou bom em resenhar livros de contos, vou tentar contar um pouquinho de cada um deles. Evitando ao máximo dar spoilers, é claro.
A Assassina e o Lorde Pirata – nesse primeiro conto, Celaena e Sam, outro assassino da Guilda, são mandados por seu mestre, Arobynn, à ilha dos piratas para uma reunião com o Lorde Rolfe. Alguns assassinos tem aparecido mortos e os suspeitos são os piratas de Rolfe. As informações que Celaena e Sam tem são essas e que eles devem receber um pagamento do Lorde pirata pelas mortes. Porém, logo os dois descobrem que tudo não passa de um negócio de comércio ilegal de escravos. Celaena, que não suporta injustiças, fará o que está a seu alcance para acabar com a transação, mesmo que isso lhe deixe em maus lençóis. Com a ajuda de Sam, ela precisará encontrar uma forma de libertar os escravos e sair viva e impune.
A Assassina e a Curandeira – no segundo conto, as consequências da atitude de Celaena foram graves. Além de ter sido espancada por Arobynn, ela precisa cumprir uma missão para o mestre. Raiva e ódio dominam a assassina e ela está louca por uma briga. A caminho do Deserto Vermelho, Celaena para em uma cidade portuária no meio do nada para esperar um navio. Hospedada em uma pousada decrépita, a assassina conhece Yrene, uma jovem não muito mais velha que ela. Yrene é filha de uma curandeira e desejava seguir os passos da mãe quando a magia desapareceu após o domínio do rei de Adarlan. Celaena pouco se importa com o que acontece na vida da garota, mas quando ela é vítima de uma emboscada, a assassina não hesita em ajudá-la e finalmente entrar na briga que tanto quer. Logo Celaena descobre mais a respeito de Yrene e a garota lhe desperta emoções há muito esquecidas e a assassina fará o possível para ajudar a garota a não ter o mesmo destino que ela.
A Assassina e o Deserto – a missão dada por Arobynn é clara. Celaena precisa atravessar o Deserto Vermelho e encontrar os Assassinos Silenciosos, onde deverá ser treinada pelo Mestre Mudo e receber uma carta de recomendação do mesmo. Isso parece fácil para a garota, pois não é à toa que é a melhor assassina de Adarlan. Porém, o Mestre parece não estar interessado em treiná-la e Celaena precisa encontrar uma forma de chamar a atenção do assassino. Nesse meio tempo, Celaena aproxima-se muito de Ansel, sua colega de quarto, que acaba tornando-se uma amiga próxima. Quando as coisas parecem finalmente estar dando certo, algo terrível acontece e Celaena precisará virar o jogo, mas suas decisões podem colocar tudo em risco tudo aquilo pelo qual ela lutou.
A Assassina e o Submundo – no quarto conto, Celaena está de volta à Forte da Fenda com baús recheados de ouro para pagar sua dívida e finalmente se ver livre de Arobynn. Porém, algo faz com que a assassina hesite em partir. Arobynn parece estar realmente arrependido do que fez à garota e não mede esforços em mimá-la, dando-lhe até um contrato onde a assassina ganhará muito dinheiro. A missão pode ser bem complicada e Celaena se vê pedindo a ajuda do seu até então rival Sam, que não via desde sua partida meses antes. O tempo que passou no Deserto mudou os sentimentos de Celaena em relação à Sam e os dois estão mais próximos do que nunca. Agora a assassina precisa cumprir uma missão extremamente arriscada e ainda lidar com suas emoções cada vez mais confusas.
A Assassina e o Império – esse último conto narra a tão conhecida armadilha que aprisionou Celaena nas minas de sal de Endovier. Ela pagou Arobynn por sua liberdade, assim como a de Sam. Os dois agora estão juntos e pretendem seguir com suas vidas sem o Mestre dos Assassinos interferindo. Porém, Celaena e Sam precisam se desassociar da Guilda de Arobynn e o preço cobrado pelo assassino é muito alto. Logo, antes de partirem, os dois precisam aceitar um último e perigoso contrato: assassinar o rei do crime e o seu braço direito. Muitos já tentaram e não tiveram a mesma sorte. Mesmo sendo os melhores assassinos, será que Celaena e Sam conseguirão concluir a missão e saírem desta com vida?
Curiosos pelo que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Acho que não é surpresa pra ninguém o quanto sou apaixonado pela série Trono de Vidro. Devorei os dois livros e estou desde então com uma ânsia por mais. Quando soube que a Galera Record lançaria A Lâmina da Assassina, tratei de pedir o meu e me joguei com tudo na leitura.
A escrita de Sarah J. Maas continua sensacional. A autora consegue envolver o leitor logo na primeira página e fazer lembrar o porquê de amarmos tanto essa série. Os contos trazem mais informações sobre o passado de Celaena e foi realmente interessante saber que muitas ações da garota no presente tem um motivo.
Celaena é, de longe, uma das minhas protagonistas preferidas, se não a mais. Ela tem um humor ácido e uma arrogância que fazem você gostar dela imediatamente. Sei que parece estranho, mas só lendo para entender. Aos 16 anos ela já é a maior assassina e sua vida não é nem um pouco fácil, apesar de ela não demonstrar fraqueza em momento algum.
Quando comecei a leitura desse livro, achei que sentiria falta do Príncipe Dorian e de Chaol, que dividem o coração de Celaena na série. Porém, depois que conheci Sam Cortland, já queria que ele estivesse nos próximos livros também. Ele é um personagem extremamente cativante e mesmo tendo sempre levado coices de Celaena, sempre esteve ao lado dela, mesmo que de forma sutil.
Não consigo decidir qual dos contos foi meu favorito. Os dois primeiros foram bem rápidos, só para dar uma esquentada. O terceiro me conquistou aos poucos, pois deu pra conhecer um outro lado de Celaena, além de relembrar sua amizade com a Princesa Nehemia nos outros livros. O quarto seguiu a mesma linha e o quinto destruiu meu coração. Sabia o que esperar desse último, mas isso não me impediu de chorar litros ao virar a última página. Com esse conto, Celaena provou ser merecedora do meu amor.
Eu não costumo me dar bem com livros de contos, mas os que li eram aleatórios. Nesse livro um conto dá continuidade ao outro, com pequenos intervalos de tempo entre eles. Sarah escreve de uma forma que você não fica perdido e vai relembrando dos acontecimentos do conto anterior e encaixando no atual. Achei isso maravilhoso.
Terminei a leitura morrendo de vontade de reler os dois volumes da série (
Trono de Vidro e
Coroa da Meia-Noite), pois tenho certeza que verei muitos acontecimentos com outros olhos após a leitura de A Lâmina da Assassina.
A Galera Record fez um trabalho espetacular com o livro. A tradução e a revisão estão impecáveis, não encontrei um único erro. O que me conquistou foi o design da capa. Gente, esse livro está lindo demais. Tanto a capa, quanto a contracapa, quanto a lombada são de tirar o fôlego e combinam perfeitamente com o livro.
Eu com toda certeza recomendo esse livro para vocês. Se já leram a série, não demorem em ler este aqui. Se ainda não leram, comecem por este e se apaixonem. Vale muito a pena!
Beijos e até a próxima!