Jasmine é uma jovem talentosa e que se destaca em meio multidão. Educada pela sua mãe em casa, ela cresceu com a ideia de que seu futuro não seria nada menos que fama e sucesso, o grande sonho (frustrado) da sua mãe. A jovem aceita o que lhe é imposto, pois tudo o que mais deseja na vida é conseguir o afeto e o orgulho da mulher que lhe criou, mesmo que isso custe o seu sonho que é cantar soul.
Depois de viver de cidade em cidade, Jasmine se muda para New Orleans e pela primeira vez se sente acolhida por um lugar e tem a chance de frequentar a escola pela primeira vez na vida e logo ela é considerada popular, sem precisar se esforçar.
Um dia, andando pela cidade, ela reconhece um dos alunos, Elliott. A reputação do garoto é totalmente oposta a dela, já que ele é o menino que mais sofre bullying no colégio, não é nada popular e há anos é perseguido pelos outros alunos, além de ser gago.
Elliott toca saxofone lindamente, e quando Jasmine o vê tocando na rua, a ligação que sente por ele é imediata. Logo eles se tornam amigos e os sentimentos começam a aumentar conforme vão passando tempo juntos. Apesar de todas diferenças entre os dois, a música os une.
Isso até que a mãe de Jasmine decide que é a hora de irem embora para outro país para focar na carreira da jovem, separando os dois. Não fosse o bastante, um terrível acidente acontece com Elliott, fazendo os dois se afastarem ainda mais.
“- O que é o jazz para você?’ ela perguntou, cruzando os braços. – O que significa para você?- Jazz é o lembrete que não estou sozinho, que eu não estou realmente sozinho.- É isso que o soul é para mim. Ela concordou. – É meu melhor amigo quando todo o resto do mundo é apenas um conhecido.”
Britanny é uma das autoras que mais gosto. Sua forma de escrita e os temas que aborda, juntos com o estilo new adult, me atraem sem nem eu ler sinopse, porque sei que as chances de gostar são enormes. Além de seus livros sempre terem capas lindíssimas.
O livro é dividido em dois tempos, eles adolescentes e depois de alguns anos da fase adulta. Me surpreendeu porque não imaginava que o livro mostrasse tanto do crescimento dos personagens, inclusive eu cheguei a pensar “o livro é sobre adolescentes e eles são adultos na capa??? Como assim?”.
Mas um pouco antes da metade os anos se passam e tudo começa a fazer sentido. E eu adoro isso! Conhecer ainda mais dos personagens, entender porque chegaram a tal ponto na história, compreender os motivos dos seus comportamentos na fase adulta.
“Como alguém poderia não ama-la? Ela era só coisas boas em um mundo onde tudo é ruim”
Em No Ritmo de Amor vemos como a diferença entre os personagens é uma forma de um completar o outro, que juntos eles são exatamente o que precisam, além de perceber o poder da música em unir as pessoas. Ele se entendem perfeitamente. Elliott é um personagem muito amorzinho, um rapaz que mesmo sofrendo na mão dos outros planeja passar pela fase e seguir bem a vida. É compreensivo e, mesmo na desvantagem, defende as pessoas que se importa.
Jasmine é uma menina que foi criada de uma forma que nunca desejou, mas se esforça para deixar a mãe feliz, para a deixar orgulhosa, mesmo que isso a faça infeliz. É grata e assim como Elliott, também tenta proteger os outros.
Quando ela percebe o bullying que ele sofre, faz de tudo para diminuir o tormento que ele passa – de tudo mesmo – mesmo que isso custe sua reputação e o que pensam dela. Os dois personagens são ótimos e cativantes e a parte da música é incrível! Fiquei curiosa e pesquisando sobre algumas músicas citadas durante o livro.
O livro aborda muitos temas fortes e é muito difícil não se emocionar em alguns desses momentos. Ele traz problemas com ambos os protagonistas e também com os personagens secundários, o que enriquece ainda mais todo o contexto geral.
A passagem dos anos é importantíssima para o final. Eu amei as duas fases e como os personagens se comportam depois de tantos anos e com muito mais bagagem de vida. Apesar de ter várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, não é exagerado e corrido, tudo acontece muito natural, e sempre que eles introduzem a música, me faz sentir algo mais leve e suave.
É um livro que transmite sentimentos e nos conquista com sua bela escrita, personagens bem construídos e desenvolvimento de uma boa história.