sobre livros e a vida

10/04/2019

Tá Na Estante :: ‘A Pequena Caixa de Gwendy’

Gwendy Peterson tem doze anos e começou a sofrer com os comentários de um garoto na escola sobre suas gordurinhas a mais. Por isso, ela decide subir e descer os mais de 300 degraus da escadaria que leva a Castle View todos os dias, para se exercitar e conseguir perder os quilos que tanto a incomodam. E é em uma dessas aventuras pela escadaria que seu caminho cruza-se com o do Sr. Farris.

A garota está fazendo a subida quando repara no estranho homem sentado em um banco em frente ao parquinho. Com um traje bastante diverso ao clima em que estão e com um chapéu preto na cabeça, Gwendy sabe que aquele homem é sinônimo de encrenca, mas mesmo assim atende ao seu chamado quando ele pede para conversar com ela.

O Sr. Farris diz estar observando Gwendy há algum tempo, mas que não lhe deseja fazer nenhum mal. Pelo contrário. Ele acha que a menina é especial e pede que ela guarde consigo uma caixa de botões coloridos, tendo cada um desses botões uma função específica, que Gwendy já consegue imaginar qual seja.

Além disso, a caixa possui duas alavancas. Uma libera um chocolate em formato de animal, que sacia a fome da menina imediatamente e a ajudaria a perder peso. Já a outra libera um dólar de prata raríssimo, que pode valer uma fortuna. O Sr. Farris deixa a caixa aos cuidados de Gwendy e pede que a garota a use com sabedoria. Mal sabe a jovem menina que receber essa caixa vai mudar sua vida para sempre… Estará ela preparada para tamanha responsabilidade?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Stephen King é um dos meus autores queridinhos e, mesmo sem ter lido tantos livros dele até agora, sei que vai me agradar. Então, quando a Suma anunciou o lançamento de A Pequena Caixa de Gwendy, imediatamente solicitei meu exemplar. No último domingo tive um pequeno período de ócio e resolvi ler as primeiras páginas da obra, para ver o que me aguardava, e só consegui largar quando terminei.

Ao contrário de seus livros mais antigos, onde aborda uma narrativa mais prolixa, nesse lançamento recente, King traz uma escrita mais leve e fluida, indo direto ao ponto. Somando isso com as poucas páginas – o que se tratando do autor é algo raro de acontecer -, concluí a leitura em menos de uma hora e fiquei com inúmeras reflexões na cabeça.

A narrativa é feita em terceira pessoa, pela perspectiva de Gwendy. Vamos conhecer a personagem aos 12 anos e acompanhar sua trajetória até a faculdade, carregando consigo o fardo de ser a portadora da caixa. Sua vida mudou radicalmente depois do encontro com o Sr. Farris, trazendo tantas coisas boas, mas algumas ruins ao mesmo tempo.

Ter o poder do mundo nas mãos e poder fazer qualquer coisa com o apertar de um botão pode ser mais tenso do que parece. Muitos podem dizer que usarão esse poder para o bem, mas quantos realmente o farão e não se deixarão corromper? Gwendy toma algumas decisões erradas no caminho, mas mostra que sabe o que está fazendo, mesmo sendo tão jovem quando ganha a tutela da caixa.

Tendo a reflexão como o ponto forte e deixando de lado o terror, King criou uma obra única e surpreendente, que consegue agradar bastante seus fãs. Acho que alguns leitores mais exigentes podem encontrar defeitos, mas eu, particularmente, adorei e recomendo a todos. Espero que gostem!

*Resenha postada originalmente por mim no Blog Recanto da Mi.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.