Heey gente, tudo bem??
Olha eu aqui para animar essa terça-feira chuvosa, ao menos na Bahia. Ontem recebi alguns livros maravilhosos, dentre eles O Livro das Princesas, cortesia da Galera Record, estava mega ansiosa por essa leitura, então larguei tudo para ler, e não me arrependi. Vamos à resenha?
Livro: O Livro das Princesas
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza.
Editora: Galera Record
Páginas: 287
Sinopse: “Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)
Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis”
O Livro das Princesas surgiu em uma iniciativa da Galera Record de juntar as autoras que mais fazem sucesso com os adolescentes no Brasil e criar um livro com contos completamente dinâmicos. Será lançado apenas no Brasil e já está levando os fãs das autoras ao delírio.
No livro somos apresentados a 4 contos de 4 autoras sensacionais. Cada conto nos traz lembranças da história de uma das princesas: Cinderela, Bela Adormecida, Bela e Rapunzel. As histórias se passam na sociedade atual e não são composto por fantasia, exceto pelo da Lauren Kate.
As autoras introduziram a fantasia dos contos clássicos em histórias reais e que podem acontecer com qualquer menina. Não tenho como falar de um em especial, já que sou fã dessas princesas, não perco um filme da Disney na Sessão da Tarde, e adorei a forma como as autoras misturaram o real com a fantasia dos contos.
Meg Cabot nos traz o conto da Bela Adormecida, de uma maneira bem leve e irreverente que, por certos momentos, me fez lembrar da narrativa de Crepúsculo (?). Estranho, né? Mas não tem nenhum vampiro! O conto da Paula Pimenta traz uma nova Cinderela, daquela que não precisam de sapatinhos de Cristal nem laquê no cabelo, mas que ainda tem uma madrasta muito má e duas meia-irmãs bem imbecis chatas. Lauren Kate apresenta uma Bela Adormecida que é enfeitiçada por Unicórnios; já levou todos os fãs ao delírio, não? E ainda conseguiu superar meu trama com a sua escrita em Fallen. Patrícia Barboza nos mostra um conto da Rapunzel, e é apaixonadamente cativante, essa é uma das minhas princesas preferidas por conta do enorme cabelo. (Adoro aquele filme da Barbie como Rapunzel, haha).
As narrativas das autoras são bem parecidas, então quando você muda de um conto para o outro, apesar de mudar de história, continua com a mesma fluidez da leitura anterior. A leitura é tão leve e gostosa que, por mim, foi feita durante a novela das 9h:00. Sério gente, é muito gostoso de se ler.
O Livro das Princesas é recomendado para quem quer fugir da realidade, se jogar num conto de fadas – nem que por algumas horas. Contos emocionantes, engraçados e cativantes. A mistura perfeita para uma leitura maravilhosa.