Oi, gente. Tudo bem?
Sei que estou um pouco sumido por aqui, mas quero reverter isso. Hoje trouxe pra vocês a resenha de Mercy, mais um presentinho da editora Fundamento. Vamos conferir?!
Livro: Mercy
Autora: Rebecca Lim
Editora: Fundamento
Páginas: 192
Sinopse: Prepare-se para se surpreender com esta eletrizante mistura de romance, mistério e sobrenatural. Mercy não é uma jovem qualquer, mas um anjo caído. E ela está prestes a experimentar uma grande paixão como humana, algo que vai abalar tudo o que ela conhece ou pensa conhecer sobre si mesma. As lembranças de Mercy são fragmentos do que ela foi um dia. A única coisa que ela sabe é que cada vez acorda num corpo diferente. E que, a cada nova vida, mais perguntas inquietantes ficam sem resposta. Mercy só se sente em paz quando está dormindo, porque nos sonhos ela se encontra com Luc, seu amor perdido. Até o dia em que acorda no corpo de Carmen e conhece Ryan, e suas poucas certezas começam a ruir. Ryan, assim como Luc, é lindo e perfeito, mas vive transtornado pelo sequestro da irmã. A atração que Mercy sente por ele é tanta, e tão imediata, que logo ela se vê completamente envolvida, não apenas pelo irresistível jovem, mas também pelo mistério que o atormenta. Ao lado de Ryan, Mercy pela primeira vez descobre um propósito como humana: ajudar o rapaz a encontrar pistas da irmã desaparecida. Mas, à medida que obtém respostas, ela também se aproxima demais do perigo. Agora, para salvar a própria vida, mudar seu destino e ficar perto de seu novo amor, Mercy precisa reunir suas forças e juntar as peças do seu passado. Antes que seja tarde demais. Com elementos instigantes e altas doses de paixão e suspense, “Mercy” é o primeiro livro de uma fascinante série de Rebecca Lim. Uma leitura extraordinária, realmente impossível de se largar.
Ela está prestes a experimentar uma grande paixão como humana…
Algo que vai abalar tudo que ela conhece ou pensa conhecer sobre si mesma
Confesso que minha atração inicial por Mercy foi por causa da capa, que me chamou atenção logo na primeira vez que vi. Foi amor à primeira vista. Mercy não se lembra de quem ou o que ela é. Ela parece estar condenada a passar seus dias vivendo em um corpo diferente após o outro. No entanto, ela começou a juntar as peças de que ela poderia estar ali para ajudar os seres humanos dos quais os corpos ela habita a superar as crises pelas quais estão passando. Assim que ajuda uma pessoa, ela parte para uma nova vida e para um novo conflito, por um período de tempo indefinido.
O livro inicia com Mercy acordando no corpo de Carmen Zappacosta, uma jovem aspirante a cantora. Carmen está constantemente em luta pela sua parte como soprano em um coro de meninas, simplesmente pelo fato de ser desmerecida por ser menor e parecer mais fraca que as outras cantoras. Mercy/Carmen fica hospedada na casa de uma família patrocinadora e lá conhece Ryan. O garoto e a família estão de luto após a perda da irmã gêmea de Ryan, Lauren. Ele acredita que mesmo depois de dois anos, Lauren ainda pode estar viva e Mercy concorda com ele.
Quando Mercy começa a se aproximar de Ryan, uma luta acontece dentro dela. Quem é que ela deveria ajudar nesta vida – Carmen ou Ryan? A escolha é difícil: sair pela cidade ao lado do menino bonito e com fama de mal ou ajudar Carmen a alavancar sua carreira como cantora? Enquanto isso, Mercy está lidando com seus próprios problemas. À noite, em seus sonhos, ela é assombrada por uma bela criatura que a adverte sobre os perigos que a rodeiam.
Mercy é definitivamente um livro cativante. Houve alguns pontos que eu não consegui evitar não gostar. Rebecca Lim soube desenvolver bem a história e teceu os dilemas de Mercy com perfeição. Todas as peças do quebra-cabeça se encaixaram corretamente ao seu tempo. O problema era que a protagonista tinha vários monólogos, o que deixava a narrativa um tanto arrastada.
O maior defeito que eu encontrei com a escrita de Lim foi a descrição irregular. Em pontos da história, a autora descrevia tantas coisas que não eram nem essenciais e tão pouco relevantes. Muitas vezes eu me perdia e precisava voltar alguns parágrafos para entender o que estava acontecendo. Em alguns outros pontos, quando você espera uma descrição mais detalhada, esta não acontecia. Diversas vezes Mercy nos contava sobre a beleza de Ryan, mas não sabíamos quais as características dele e o que o tornava tão perfeito aos olhos da protagonista.
Outra coisa que não gostei foi o fato de a autora não elaborar o porquê da forte ligação que se iniciou entre Ryan e Mercy e o que a garota realmente sentia. Acho que isso será desenvolvido na continuação, mas poderia ter sido mais abordado aqui.
No geral, Mercy é um livro muito bom. Eu realmente amei ler os momentos onde Mercy estava começando a descobrir mais sobre sua vida e seus poderes. Mercy parece ser uma criatura bem trabalhada, doce, bem-humorada como ela se esforça para encontrar o equilíbrio entre ela própria e sua hospedeira. Tenho grandes esperanças de que a o próximo livro será tão empolgante quanto esse.
É difícil falar sobre esse livro sem soltar spoilers. O foco central aborda questões de mistério, que envolvem o desaparecimento de Lauren. De cara pude perceber o responsável pelo sumiço da menina, mas isso não atrapalhou em nada a narrativa, até a engrandeceu.
A revisão e a diagramação do livro estão impecáveis. Não sei se foi por ficar preso na narrativa, mas não encontrei nenhum erro na revisão, o que é bem difícil de acontecer. A fonte é bem grande, ótima para ler. Dou os parabéns a editora Fundamento por mais este trabalho.
Eu recomendo a leitura. A autora soube inovar, mas não foi na dose certa. É um livro bom, mas tenho uma grande incerteza se releria ele algum dia.
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.