sobre livros e a vida

14/10/2013

Ta Na Estante :: ‘Dezesseis Luas’ #138

Oi, gente. Tudo bem?

     Recentemente tivemos a semana Cassandra Clare aqui no SEA. Quando Dezenove Luas foi lançado, resolvi fazer a semana Beautiful Creatures. E, pra começar, trouxe a resenha de Dezesseis Luas pra vocês. Bora conferir?!

Livro: Dezesseis Luas
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera
Páginas: 490
Sinopse: Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece… Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. “Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim…”



Algumas paixões estão predestinadas… Outras são amaldiçoadas.

Quando vi Dezesseis Luas pela primeira vez, ele não me chamou atenção. A capa tinha um ar sombrio e era bem bonita, mas o título não me dava vontade nenhuma de ler. Porém, quando ganhei o meu exemplar, resolvi ler e não me arrependi.
O livro é narrado por Ethan Wate, um garoto de 16 anos que vive em Gatlin, uma pacata cidade na Carolina do Sul. Ele vive ali desde que nasceu, mas não vê a hora de deixar o lugar.  
A narrativa parte dos sonhos de Ethan. A várias noites ele vem sonhando com uma garota, que parece precisar de sua ajuda, mas ele não sabe como. Ele nunca viu o rosto dela, mas sempre sente uma dor quando não consegue salvá-la. 
Em certo dia, Lena Duchannes chega a Gatlin. Ela é sobrinha de Macon Ravenwood, um esquisitão que vive isolado em sua casa há muito tempo. Todos acreditam que Lena seja uma espécie de bruxa e passam a destratar a menina. Todos exceto Ethan. O garoto percebe que Lena é a menina dos seus sonhos e faz de tudo pra se aproximar dela, até que se vê em um mundo totalmente novo e também muito perigoso.
Os personagens são bem construídos, com personalidades totalmente únicas e que os tornam especiais. Lena é uma das personagens mais chatas que tive o desprazer de conhecer. Teoricamente, ela é a Conjuradora mais forte, mas seus medos encobrem sua força. Faltam coragem e força de vontade pra ela. Ethan é mais do mesmo: o jogador de basquete que é popular até que se apaixona pela garota esquisita e se afasta de todos. Isso me irritou um pouco. Todos diziam que Lena era causadora dos males que atingiram Gatlin, mas o Ethan tem uma confiança um tanto cega nela e não cogita a possibilidade de ela realmente ter feito algo errado. 
De longe, meus personagens favoritos são Amma e Macon. Amma é uma senhora cheia de superstições e que cuida com muito amor de Ethan. Macon é incrível! Ele abusa de tiragens rápidas e tem um sarcasmo e um modo de falar que fazem você gostar dele de cara.
A escrita das autoras é excelente, conseguiu me prender bem no começo da narrativa. Embora tenha quase quinhentas páginas, a leitura é rápida e fluida. O mundo criado por Margaret Stohl e Kami Garcia é cativante e, surpreendentemente, original. Sim, é um livro sobre magia. Porém, somos apresentados a Conjuradores, que deixam bem claro que não são bruxos, são diferentes.
Eu amei o livro, mesmo com esses pontos negativos. Se você tinha algum receio em ler, pare de besteira e leia, vale muito a pena.
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.