Oi, gente. Tudo bem?
Hoje trouxe pra vocês mais uma resenha. Dessa vez, o livro é um presente da editora Novo Conceito e é um dos lançamentos de outubro. Vamos conferir?!
Livro: Esc@ndalo
Autora: Therese Fowler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia… Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto… Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.
![](https://www.barbarasa.comwp-content/uploads/2022/09/4_estrelas.png)
Amor proibido, privacidade devassada e vidas em jogo:
um Romeu e Julieta do nossos dias.
Quando fiz o post dos lançamentos de outubro da Novo Conceito, a capa e a premissa de Esc@ndalo me fizeram ter um grande interesse no livro. Pensei que seria algo diferente, mas a história se mostrou ser um “Romeu e Julieta” contemporâneo.
O livro narra a história de Anthony e Amélia, um casal de jovens de uma pequena cidade na Carolina do Norte. Anthony é filho de Kim, uma professora de francês que foi abandonada pelo marido dias antes de dar a luz com a desculpa de que ele havia se enganado e não queria mais ser pai/marido. Kim deu um jeito de seguir a vida e criou Anthony muito bem, transformando o garoto em alguém responsável, gentil e educado. Amélia é uma menina doce e ingênua. Filha de um milionário, dono da maior concessionária do estado, a menina que está prestes a completar 18 anos está ansiando por mudar-se para Nova York para estudar teatro e iniciar uma carreira como atriz da Broadway. Claro que tudo isso ao lado de Anthony.
O problema é que o pai de Amélia, Harlan Wilkes, planeja um futuro bem diferente para a filha. Harlan é aquele tipo de pai super protetor. Como Amélia é sua única filha, ele exagera um pouco na proteção, mas é muito amoroso com ela. Vindo de uma família pobre, Harlan não deseja que a filha passe pelas dificuldades que ele teve e busca dar do bom e do melhor pra ela. Ele quer que Amélia siga os negócios da família e se case com alguém a altura dela e não aprovaria Anthony nunca, pois é totalmente contra o modo de vida da mãe dele. O homem acha que alguém com a idade de Kim devia estar casada e não esbanjando a solteirice por aí.
Harlan tem um imenso orgulho da filha que tem, mas mostra não conhecer ela totalmente. Num certo dia, ele resolve vasculhar o computador de Amélia e descobre da relação dela com Anthony. Como não aprova, Harlan usa toda sua influência para mandar prender Anthony, acusando-o de perseguir sua filha. Por já ser maior de idade, Anthony é preso. Agora cabe a Amélia tentar reverter a situação e salvar seu grande amor.
A escrita de Therese Fowler é deliciosa. Confesso que até chegar na página 80, quase abandonei a leitura, pelo fato de ser uma introdução a história, um tanto arrastada e detalhista. A narrativa é em terceira pessoas, sob diversos pontos de vista. Não sou fã desse estilo de escrita, mas a autora deu um quê a mais que não me deixou desgrudar do livro.
O modo como a autora caracterizou cada personagem me fez gostar ainda mais da leitura. Cada um tem sua carga emocional, mas Therese interligou suas histórias e nos mostrou a opinião de um sobre o outro, o que foi bem divertido. Foi impossível não admirar a autenticidade de Kim. Sem sombra de dúvida, ela foi a personagem que mais me cativou. Gostei muito da doçura de Amélia e da coragem de Anthony. Até Harlan, muitas vezes irritante, foi bem construído. A única pessoa que pareceu estar na história pra nada foi Sheri, mãe de Amélia, que mostrou-se alguém sem opinião, totalmente subordinada ao marido.
Therese soube inovar e transformar algo clichê em original. Ela me fez pensar muito sobre certas atitudes das pessoas e como a tecnologia também tem seu lado ruim. Esc@ndalo foi um livro que me prendeu e me fez querer muito mais. Sem dúvidas, recomendo a todos vocês.
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.