sobre livros e a vida

09/06/2013

Ta Na Estante… ‘O Guardião’ #95

Heey gente, tudo bem??

Hoje eu tenho uma nova resenha para apresentar a vocês õ/ O livro da vez veio como cortesia da Editora Arqueiro e é lançamento do Tio Nick, ou seja: muito amor! Vamos lá?

Livro: O GuardiãoAutor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 344
Sinopse: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.



‘Seu grande amor pode estar mais perto
do que você imagina.’
 O Guardião foi um livro que me surpreendeu positivamente. Na sinopse o autor já nos conta que a história não será mais um dos tão aclamados romances de sua autoria, mas sim contará com algumas notas de suspense, dando-lhe, a mais, o gênero thriller. De cara não consegui imaginar o Nicholas escrevendo suspense, senti que ele fugiu um pouco do romance em Um Porto Seguro (resenha), mas não foi tão explícito. Enfim, fui com a cara e com a coragem, e não é que gostei.
Nessa obra somos apresentados a Julie Barenson, uma jovem que perde o marido devido a um tumor no cérebro e tem que aprender a viver sozinha, visto que ele era sua única família. Ela é surpreendida por um presente que seu falecido marido, Jim, lhe deixou. Um cão. Jim, através de um bilhete, disse a Julie que o cão seria sua companhia a partir de agora e que, com o auxílio dele, seria seu guardião.
Julie se sente surpresa e emocionada com o presente, passa a tratar o cachorro como seu melhor amigo, e é o que ele acaba se tornando. Mas com o passar do tempo ela percebe que apenas o cão não lhe será suficiente, ela precisa encontrar alguém para contar nos melhores e piores momentos de sua vida, alguém para estar ao seu lado. O que ela não percebe é que esse alguém talvez já exista.
Julie passa a abrir seu coração para os homens novamente, aceitar propostas que antes lhe pareciam uma afronta a memória de Jim. Ela passa a sair com novos caras e conhecê-los, mas nenhum lhe balança realmente. Todos esses encontros estão sendo observados por Mike, um jovem que foi muito amigo de Jim e que hoje é muito amigo dela, mas que no fundo nutre um sentimento que vai além da amizade para com ela. Cada novo encontro que Julie tem é como uma facada para Mike, e ele vê que tudo está perdido quando ela passa a se encontrar constantemente com Richard, engenheiro de uma obra local. Mas Mike sente que Richard não é aquilo que aparenta ser. Então temos a entrada do suspense na trama.
Enquanto tenta demonstrar a Julie o que sente, Mike procura detalhe sobre a vida de Richard e a cada nova descoberta o cara se torna mais suspeito. Nicholas soube desenvolver bem o suspense na história, mas deixou o leitor a par de tudo o que está acontecendo. Desde o princípio sabemos quem é o mocinho e quem é o vilão, mas como em novela das nove, a cada nova páginas ficamos mais curiosos para saber quais ações eles irão tomar e no que isso influenciará na trama, isso faz com que desejemos não largar o livro nunca.
O autor também dosou, corretamente, o romance com o suspense. Apesar de toda a reviravolta na vida dos personagens temos um romance sólido, construído na base da amizade e da confiança. Durante a leitura ficamos presos aos dois pontos do livro, é o que deixa a leitura bem emocionante. O próprio Nicholas declarou, em uma nota ao fim da história, que O Guardião trata-se de um romance, e que o suspense é algo a mais no livro. Devo declarar que: “Tio Nick, faça mais disso.”. As surpresas no decorrer da leituras nos fazem suspirar, gritar, tacar a almofada na parede, culpada, e ao final se perguntar por que a história acabou. Esse é um daqueles livros que, apesar de terminar maravilhosamente bem, deixa o leitor com vontade de mais. Um segundo volume não faria mal, hehe.

Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.